quinta-feira, 20 de setembro de 2012


...1980!
Que época era esta?


Julgo ser importante, antes de avançar em mais “estórias” da minha vida, tentar transmitir, pelo menos aos mais novos, o momento que se vivia nas décadas de 80. Em 1980, vivia-se um período ainda demasiado próximo da revolução do 25 de Abril, onde imperava alguma contestação, alguma luta pela emancipação da mulher, onde definitivamente a mulher perde o conceito da conservação da “virgindade”. Vive-se um período de alterações profundas, na sociedade e no país. Portugal começa a descobrir a Europa. Na moda feminina, é tempo de continuar com algumas mini-saias, saias de “roda”, mas acima de tudo, saias cheias de grandes “rachas” à frente, ao lado ou mesmo atrás. É a explosão das “T-Shirts”, da guerra aos soutiens, e dos calções para férias, escandalosamente curtos e surgem as “lycras” no quotidiano feminino. Aparecem as botas de cano alto até ao joelho.
Sida/HIV era palavra que não se conhecia no vocabulário português; telemóvel, era “coisa” da série televisiva americana “Dallas”, que rodava em Portugal. Os shoppings tornaram-se paraíso dos consumistas, e no Porto, vivia-se ainda uma certa euforia da abertura do seu primeiro Centro Comercial – O Brasília”, inaugurado três anos antes.
Politicamente, é o ano em que Portugal assina o contrato de Pré Adesão à CEE, e o ano, em que Sá Carneiro se torna Primeiro Ministro e em que morre, em acidente de avião.
A nível pessoal, eu descobri-me a mim próprio, o que me dava muita estabilidade emocional, e não tenho dúvidas, de que Sara também se encontrou; levou o “empurrão” que precisava. Relativamente ao casal, foi a libertação consentida, que no fundo, mais nos uniu.
Aproveito, antecipando qualquer juízo precipitado, que ainda hoje, 2012, eu e Sara, já no limiar da era “sexagenária”, mantemos o casamento, com muita amizade e cumplicidade entre ambos, e uma fidelidade total, dentro do que ambos nos propusemos aceitar ; começamo-nos a entreter com os Netos, vivendo uma vida social, ainda, bastante activa.

Feitos estes comentários, vou tentar situar todos os meus novos contos (verídicos) numa ordem cronológica do tempo. Não sei se conseguirei, no entanto, não se distanciarão muito.

Sem comentários:

Enviar um comentário